"Nós abriremos o livro. Suas páginas estão em branco. Nós vamos pôr palavras nele. O livro chama-se Oportunidade e seu primeiro capítulo é o Dia de Ano Novo." ( Edith Lovejoy Pierce )

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Resposta a João Augusto


A Jabuticabeira II

            Certa vez fui visitar a fazenda de um tio. Era uma imensa propriedade. Lá havia muitas árvores, e não foi a quantidade de árvores que me chamou a atenção, mas o fato de que só haviam pés de jabuticabas.
            Um dia estive com uma semente da árvore em mãos, só faltava plantá-la. Plantei primeiro em um copo descartável. Como crescia, logo tive que colocá-la em outro recipiente, e foi assim: colocava-a em um recipiente e ela continuava a crescer e eu trocava-a de lugar. Num dia definitivo, notei que meu pé de jabuticaba, crescia demais, teria que colocá-la em um lugar fixo, assim o fiz.
            O tempo passou, minha árvore já estava grande, entretanto faltava os frutos, a deliciosa jabuticaba. Também, apesar do seu tamanho, as folhas eram  sempre secas e queimadas. A solução era dar a árvore para minha avó cuidar. Certamente o problema estava na forma de como eu cuidava da minha grande jabuticabeira que não dava frutos.
            Nos cuidados da minha avó, a árvore se transformou, já não era mais caduca e sem flores, pelo contrário, era uma jabuticabeira que dava um dos frutos mais deliciosos. O problema daquela árvore estava nos meus cuidados anteriores.
            Faço uma analogia entre minha árvore, o Brasil de FHC e o Brasil de Lula. O nosso Brasil era como uma árvore estéril e com folhas caducas no governo de FHC. De forma alguma chamava atenção e principalmente os interesses do povo eram “varridos para debaixo do tapete”, não existia um Brasil e sim dois: pobres e ricos.
            A árvore foi plantada nos governos anteriores, no entanto não florescia o principal: frutos.
            Ouso ir além, quando entreguei minha árvore nas mãos da minha avó, ela se transformou. De forma semelhante aconteceu nos mandatos de Luís Inácio Lula da Silva, o Brasil se transformou. Evoluiu.
            Unificamos, ainda que de forma heterogênia, os interesses do povo. Eles foram colocados em prioridade. O Brasil passou a chamar atenção em nível internacional, deu frutos nunca vistos antes.
            Não, Dilma não é Lula, mas tem a mesma garra e força que ele, são como dizem “farinha do mesmo saco”. Por isso e muitos outros motivos, voto Dilma 13 para o Brasil seguir mudando.
Gabriela Gonçalves  

Gabriela Gonçalves, à direita, é aluna do 1 M13, matutino.
É uma aluna dedicada, comprometida e entusiasta. A escola
tem orgulho de tê-la como aluna.   À esquerda, Pablo, também aluno da
escola e a professora Elisângela Santiago, ao meio. 


OBSERVAÇÃODOMODERADOR: Fica aqui registrado que o teor do conteúdo acima não indica ser opinião comum do moderador ou da escola em questão. O espaço está disponível a todos que queiram expressar seu ponto de vista e suas opiniões, cabendo ao moderador apenas selecionar aquelas que ofendam ou denigram  a outrem.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

EVENTOLEGAL: Feira de Ciências/2010

A melhor maneira de se aprender alguma coisa é quando colocamos em prática os conhecimentos adquiridos. Essa feira anual tem como objetivo realizar o ato contínuo de educar o aluno para a vida, na prática. Partindo desse princípio, surge a necessidade de registrar o aprendizado através de "projetos científicos".

As exposições realizadas nesse evento organizado pelos professores de Ciências, Biologia, Química e Física, tiveram como intuito a troca de conhecimentos. O objetivo maior é que os visitantes e participantes utilizem as experiências repassadas, adaptando-as  às suas necessidades.


Feira de ciências 2010
Fotos dos alunos no evento


View more presentations from Lisantiago.

Gincana "Mama África", E. E. Dr. Carlos Albuquerque/2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

51 ANOS: E. E. DR. CARLOS ALBUQUERQUE


51 ANOS
Educando para a vida, construindo educação de qualidade!

DATA: 23/10/2010 (sábado)

Programação do Quinquagésimo Primeiro Aniversário da E. E. Dr. Carlos Albuquerque:

07:00h - Abertura Oficial Alvorada com a banda de música do 10° Batalhão da Polícia Militar

07:30h - Hino Nacional - Celebração ecumênica

8:30h - Apresentação artística (alunos da escola)

9:30h - Reapresentação dos poemas do Chá Literário dos turnos matutino/vespertino/noturno

Das 9:00h às 18:00h - Ação do Carlão
  • Saúde e qualidade de vida
  • Pressão arterial
  • Grupo sanguíneo
  • Controle de peso
  • Corrida rústica e ciclista
  • Estética
  • Corte de cabelo
  • Manicure
  • Pedicure
  • Cidadania
  • Documentos pessoais
  • Assitência jurídica
  • Oficinas e palestras

LOCAL: Quadra de Esportes e dependências da E. E. Dr. Carlos Albuquerque







PRIMEIRO CHÁ LITERÁRIO DA E. E. DR. CARLOS ALBUQUERQUE


Nesta sexta-feira, 22 de outubro, às 7 e 30h, os professores de Língua Portuguesa juntamente com os seus alunos, irão realizar o Primeiro Chá Literário da E. E. Dr. Carlos Albuquerque. O projeto acontecerá em três momentos: apresentação de textos e teatros de autores brasileiros, homenageando-os; segundo, celebração do Centenário de Candido Canela; terceiro, concurso de poemas de temas livres, de criação dos próprios alunos da escola, cuja pretenção é a de  divulgar e estimular o elo poético, com abertura  a todas as formas e estilos de poesias como forma de expressão do pensamento.

Vamos tomar chá 
amigo
e conversar
Falar dos desgostos
e das alegrias
Só não vale a essa altura da vida
mentir e nem dissimular
Vamos lembrar com saudades
dos tempos idos e
acenar para o amanhã
Vamos nos revelar
Deixar cair a máscara
...
Celebremos nossos mais erros que acertos
e façamos poemas sem pontuação
Desejo que nos reencontremos
com a cara mexida pelo tempo
mais bonitos
eu acredito
Tomemos então amigo
o chá do contentamento

(Trecho do poema de Renata Bonfim)






terça-feira, 19 de outubro de 2010

O Sermão da Montanha (versão para professores)

Nem de longe nos querendo igualar a Jesus Cristo, mas na sala de aula a coisa é bem parecida.

Esta é uma homenagem bem humorada aos queridos professores que atuam em sala de aula e conhecem a realidade do dia-a-dia e entendem o que essas palavras querem dizer. Uma versão criativa do Sermão da Montanha feita por um professor de Belo Horizonte, Eduardo Machado (só podia ser mineiro, né?).

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens. 

Tomando a palavra, disse-lhes:- “Em verdade, em verdade vos digo: Felizes os pobres, porque deles é o reino dos céus. Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Felizes os misericordiosos, porque eles...” 

Pedro o interrompeu: - Mestre, vamos ter que saber isso de cor?

André disse: - É pra copiar no caderno?
Filipe lamentou-se: - Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber :- Vai cair na prova?
João levantou a mão: - Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou: - O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se: - Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou: - Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou: - Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se: - Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo: - Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou: - Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus: - Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.- E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...
Jesus deu um suspiro profundo, pensou em ir à sinagoga e pedir aposentadoria proporcional aos trinta e três anos. Mas, tendo em vista o fator previdenciário e a regra dos 95, desistiu. Pensou em pegar um empréstimo consignado com Zaqueu, voltar pra Nazaré e montar uma padaria... Mas olhou de novo a multidão. Eram como ovelhas sem pastor... Seu coração de educador se enterneceu e Ele continuou: -“Felizes vocês, se forem desrespeitados e perseguidos, se disserem mentiras contra vocês por causa da Educação. Fiquem alegres e contentes, porque será grande a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram outros educadores que vieram antes de vocês”.

Tomé, sempre resmungão, reclamou: - Mas só no céu, Senhor?
- Tem razão, Tomé - disse Jesus - há quem queira transformar minhas palavras em conformismo e alienação... Eu lhes digo, NÃO!  Não se acomodem. Não fiquem esperando, de braços cruzados, uma recompensa do além. É preciso construir o paraíso aqui e agora, para merecer o que vem depois...
E Jesus concluiu: - Vocês, meus queridos educadores, são o sal da terra e a luz do mundo...


Texto de abertura do Programa Rádio Vivo — Rádio Itatiaia, Belo Horizonte — de 15/10/2009, texto do professor Eduardo Machado.

http://irmabeth.blogspot.com/2010/03/sermao-da-montanha-versao-para.html

LINGUAGENS: A Jabuticabeira em frutos, by João Augusto G. Santos


Somente agora me dei conta de que é primavera: minha jabuticabeira está em flor e frutos. O cheiro doce entra pela minha janela nas asas de uma brisa quente deste outubro seco no Norte de Minas.

Fico pensando em quem plantou uma semente de jabuticaba num copinho de iogurte: Minha sogra.  Morando de aluguel, ela mudava de casa em casa, e por onde ia levava consigo a pequena muda, que apesar dos percalços sobrevivia às intempéries, mudando de vasilha em vasilha. Do copinho de iogurte passou para uma lata de Neston, dessa bendita lata, foi para um galãozinho de tinta, até que finalmente chegou a mim, e eu a transplantei para o chão. Hoje são passados 12 anos e minha jabuticabeira deu frutos, mas minha sogra já não está aqui para comê-los.

Contemplando a jabuticabeira, numa analogia, consigo perceber as mudanças pelas quais nosso país passou ao longo desses anos... Hoje colhemos frutos como se fossem a obra de um homem só: Lula. Esquecemos de quem plantou o Brasil num copinho de Iogurte... Muitos até demonizam o semeador, numa visão míope de dados e estatísticas, fazendo comparações injustas e descontextualizadas. Não quero ser injusto com o passado, é por isso que neste segundo turno vou votar em JOSÉ SERRA.

Professor João Augusto




OBSERVAÇÃODOMODERADOR: Fica aqui registrado que o teor do conteúdo acima não indica ser opinião comum do moderador ou da escola em questão. O espaço está disponível a todos que queiram expressar seu ponto de vista e suas opiniões, cabendo ao moderador apenas selecionar aquelas que ofendam ou denigram  a outrem.

sábado, 16 de outubro de 2010

GINCANA/2009

 Participação efetiva dos professores e alunos
 Os alunos se empenharam em caracterizar e representar países do
continente americano

Thanksgiving Day 2008

O Dia de Ação de Graças, Thanksgiving Day, é realizado todo ano pelos
professores de Inglês da escola.
É um projeto interessante que tem o apoio e interesse dos alunos.


 

HOMENAGEM DO ESTADO DE MINAS GERAIS À ESCOLA ESTADUAL DR. CARLOS ALBUQUERQUE

A escola foi homenageada pelo destaque - Mérito Institucional no Prêmio Jovem Cientista 2008 - Categoria Escola de Ensino Médio



 Míriam, atual diretora da escola, recebendo a placa das mãos 
do então governador de Minas Gerais, Aécio Neves

Os alunos vencedores do prêmio com a Superintendente Regional de Ensino de Montes Claros, Salete  Souza Nether